Volume 3 – PPA PARTICIPATIVO Plano Plurianual (2014-2017)

João Pessoa se renova nos seus 428 anos de história completados em 2013. É com muita satisfação que a Prefeitura Municipal democratiza o planejamento da cidade, envolvendo a população e os segmentos sociais na discussão a respeito do planejamento da cidade.

O Governo Municipal mantém o compromisso de fomentar a participação popular através do Orçamento Participativo, este processo de tomada de decisão popular do orçamento público vem sendo realizado na cidade de João Pessoa. Neste primeiro ano da nossa gestão, apresentamos inovações no Ciclo do Orçamento Participativo, com reuniões preparatórias em todos os bairros e comunidades da cidade, tivemos como o diferencial a construção do Plano Plurianual (2014-2017), de maneira participativa, através da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo, consolidando assim o diálogo com a sociedade civil organizada, já que pela primeira vez o PPA foi discutido e construı́do coletivamente.

A gestão municipal oportunizou novos canais de diálogo com a sociedade, a partir do Orçamento Participativo que em menos de um ano, implantou novas formas democráticas de proposituras para o orçamento público, com o PPA Participativo, o OP Criança e Adolescente nas escolas municipais e o OP Online. O PPA Participativo éum importante instrumento de planejamento para a gestão municipal, pois apresenta propostas e diretrizes para o município, a partir dos olhares de atores sociais que atuam nos diversos bairros da cidade, são conscientes dos seus direitos e buscam uma sociedade democrática, justa e igualitária para mulheres e homens.

Com o Orçamento Participativo reafirmamos o nosso compromisso de manter o permanente diálogo com os diversos setores e segmentos sociais que constroem o presente e o futuro de nossa cidade.

Luciano Cartaxo
Prefeito de João Pessoa

Para visualizar o PPA clique aqui.

Compartilhe: