Plano de Ação João Pessoa Sustentável

Este documento apresenta o resultado da aplicação da metodologia da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, região Nordeste do Brasil.
O Plano de Ação João Pessoa Sustentável é resultado da colaboração entre o BID, a Caixa Econômica Federal (CAIXA), a Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em um processo participativo desenvolvido entre junho de 2013 e junho de 2014.
O Plano de Ação traz a seguinte organização: em um primeiro momento, apresenta os princípios da ICES, sua metodologia e a justificativa para escolha de João Pessoa. Em um segundo momento, o documento expõe os resultados da aplicação da metodologia na cidade, desde a fase de diagnóstico até a priorização das áreas de atuação.
Além disso, o Plano apresenta o resultado de vários estudos e projetos estratégicos realizados no município ao longo da implantação da Iniciativa: os Estudos de Base, desenvolvidos pelo Consórcio IDOM-Cobrape (inventário de emissões de gases de efeito estufa, estudos de vulnerabilidade à mudança climática e estudos de crescimento urbano); os estudos de pré-viabilidade dos planos para a requalificação urbana dos Complexos Beira Rio e Linha Férrea, realizados pela Korean Land & Housing Corporation (LH); e as diretrizes gerais do Centro de Cooperação da Cidade de João Pessoa (CCC), realizados em parceria com a empresa sueca Saab.
A parte final do Plano indica caminhos e estratégias para as áreas priorizadas no sentido de garantir o desenvolvimento sustentável de João Pessoa no curto, médio e longo prazos, com uma projeção dos custos e metas a serem cumpridas.
A equipe técnica agradece imensamente a todos os envolvidos no processo de aplicação da metodologia, e espera que o Plano de Ação João Pessoa Sustentável constitua-se em um instrumento para uma mudança de paradigma na forma de pensar João Pessoa e sua região direta de influência.


Arquivos para baixar

  • Clique aqui para baixar o Plano de Ação João Pessoa Sustentável em formato PDF.
  • Clique aqui para baixar o arquivo IDOM – Estudos de Base.
  • Clique aqui para baixar o arquivo IDOM – GEODATABASE.
  • Clique aqui para baixar o Guia Metodológico – Filtro Econômico.
  • Clique aqui para baixar o Guia Metodológico – Anexo 2.

Compartilhe: