Mais transparência na gestão do transporte público de João Pessoa

Nas últimas semanas em todo o Brasil a temática do transporte público ganhou relevância na sociedade em virtude das grandes mobilizações populares que tomaram as ruas, exigindo mais e melhores serviços públicos. O governo da presidenta Dilma Roussef e demais entes federados tem procurado tomar iniciativa no sentido de responder às reivindicações populares.

No último mês de março, a Prefeitura de João Pessoa já havia tomado importante medida no sentido de garantir o direito ao transporte público com a concessão do passe-livre para os estudantes da rede municipal de ensino, beneficiando milhares de jovens que precisam se deslocar de casa para a escola.

Outra medida de impacto em nossa cidade, tomada antes mesmo das primeiras mobilizações de rua, foi a redução a tarifa de ônibus de R$ 2,30 (dois reais e trinta centavos) para R$ 2.20 (dois reais e vinte centavos), com a PMJP abrindo mão de arrecadação para minorar o custo da passagem para os usuários.

Um grande projeto que deverá ser iniciado nos próximos meses será o PAC da Mobilidade, com a construção de cinco grandes corredores de ônibus (BRT), cinco terminais regionais de integração e um terminal intermodal próximo à estação central da CBTU, integrando ônibus e trem.

Além disso, a Prefeitura de João Pessoa tem dialogado com o conjunto dos movimentos sociais no sentido de incorporar diversas outras propostas sobre o tema. Dentre elas, a necessidade de tornar transparente as contas do transporte coletivo, especialmente os contratos das empresas, custos, legislação e diretrizes para o setor.

Sendo assim e como compromisso assumido com os movimentos sociais, o governo municipal (através da Secretaria da Transparência Pública – SETRANSP e da Superintendência da Mobilidade Urbana – SEMOB) disponibiliza neste portal um conjunto de informações que permitem aos cidadãos terem acesso mais detalhado aos dados do transporte coletivo na cidade.

Esperamos que esta iniciativa possa contribuir para que a cidadania ativa reflita sobre o “status quo” do transporte público em João Pessoa e para que construamos juntos caminhos para que a mobilidade urbana se constitua cada vez mais como um direito de todos.

 

 

.: Contratos

{wpdm_category=contratos-da-mobilideade-urbana-2013}

.: Licitação

{wpdm_category=mobilideade-urbana-2013}

Compartilhe: