Menu

Comissão da Verdade inicia mapeamento de logradouros e ruas da Capital

23/05/2014 - Notícias
Comissão da Verdade inicia mapeamento de logradouros e ruas da Capital

A Comissão Municipal da Verdade iniciou o mapeamento de todos os logradouros públicos e ruas da Capital, em maio. A idéia foi identificar quais foram batizados com nomes de pessoas que violaram os direitos humanos durante o período ditatorial no Brasil. A iniciativa visa apagar, definitivamente, da memória da população, o nome daqueles que participaram de alguma forma da Ditadura Civil-Militar e que foram homenageados com nomes em logradouros públicos de João Pessoa.

Após este mapeamento, que inclui nomes de ruas, praças, bairros, escolas, monumentos, a Comissão da Verdade fará o reconhecimento e o diagnóstico para, posteriormente, propor ao Poder Público a renomeação, apagando de vez da memória da população aquele período nefasto da história. A Comissão, também solicitou da Administração Municipal a abertura do Arquivo Público, para fazer o mesmo levantamento nos documentos e em toda a memória registrada e arquivada na documentação, assim como detectou se houve perseguição a algum funcionário público municipal durante aquele período.

Três meses – Instalada em março deste ano, a Comissão Municipal da Verdade elaborou um plano de trabalho que inclui reuniões com comissões e comitês da verdade e memória, estruturação de grupos de trabalho com especificidade da Comissão Municipal e ainda a  realização de seminários temáticos para conscientizar e dialogar com a população.

Ficou previsto neste plano a definição de sessões para coleta de depoimentos públicos com registro e divulgação da TV Cidade; realização de campanhas educativas de memória com a cidade; documentários; identificação de locais de resistência na cidade; levantamento dos territórios da violência, como prisões, praças de luta, locais de tortura e desaparecimentos, etc.

A Comissão também pretende instituir os prêmios “Memória e Verdade”, de Redação e de Projetos Educativos. A realização de cursos e produção cinematográfica também está contemplada.

%d blogueiros gostam disto: