Menu

Setransp lança o livro “Golpe Civil-Militar da Ditadura na Paraíba

18/12/2014 - Publicações
Setransp lança o livro “Golpe Civil-Militar da Ditadura na Paraíba

A Secretaria da Transparência Pública (Setransp) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou este ano o terceiro livro da Coleção Transparência, intitulado “Golpe Civil-Militar da Ditadura na Paraíba”- História, memória e construção da cidadania. O livro é alusivo aos 50 anos do Golpe de 1964 e faz parte da programação da PMJP referente ao tema iniciado com a instalação da Comissão da Verdade.

O evento aconteceu em outubro último no auditório 411, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a apresentação foi do professor de Filosofia Giuseppe Tosi.

O livro foi dividido em duas sessões com os temas Golpe civil-militar e resistência democrática, e Acesso à informação, direitos humanos e cidadania. São 14 artigos distribuídos em nove na primeira sessão e cinco na segunda. Os artigos trazem também uma reflexão político-social sobre o tema que, segundo os organizadores, é necessária ao aprofundamento da democracia e das práticas de transparência e acesso à informação no âmbito do município de João Pessoa.

Na primeira parte estão textos de Dimitri Bichara, Monique Cittadino, Rodrigo Freire (organizador), Paulo Giovani A. Nunes (organizador), Janicleide Alves, Érica Lins, Talita Hanna, Maria Elizete G. Carvalho, Maria das Graças da C. Barbosa, Luciana M.T. dos Santos e Rui Leitão, que, faz uma análise das mensagens das músicas de protesto compostas e cantadas durante a ditadura militar.

A segunda parte do livro inclui ainda textos de Lúcia Guerra, Éder Dantas (organizador), Josemar Henrique de Melo, Alexandre Guedes e Maria José Béchade, que é presidente da Comissão Municipal da Verdade. Para o secretário da Transparência, Éder Dantas, “este terceiro livro da coleção cumpre o papel de oferecer novas versões em razão do golpe de 1964, no contexto dos 50 anos do fato e do trabalho das comissões da verdade.

Obra – Dentro do espírito da Coleção Transparência, o livro pretende contribuir e suprir, juntamente com outros que serão lançados, essa escassez  bibliográfica sobre o tema na Paraíba. Para os organizadores, do ponto de vista acadêmico, o livro representa uma agregação de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores dedicados ao período, assumindo, assim, múltiplos enfoques. Esta publicação também marca o fato de que, este ano, completa 50 anos do Golpe Civil-Militar de 1964, que implantou uma ditadura de 21 anos no Brasil.

Golpe Civil-Militar da Ditadura na Paraíba” traz ainda o compromisso político de, nos termos do Plano Nacional de Direitos Humanos, contribuir com a construção da memória histórica sobre a Ditadura Civil-Militar na Paraíba. “Acreditamos que, desta forma, estaremos contribuindo para fomentar o civismo democrático no país, de modo a evitar que períodos de arbítrio, como o retratado neste livro, nunca mais aconteçam”, justificam os organizadores Éder Dantas, Paulo Giovani Antonio Nunes e Rodrigo Freire de Carvalho e Silva.

Comissões da Verdade – O avanço da pesquisa histórica e a atuação recente das Comissões da Verdade além da progressiva abertura de novos arquivos e as descobertas de documentos até então indisponíveis ao público, no Brasil e no exterior, vêm aprofundando a compreensão historiográfica e política sobre o período, mas segundo os organizadores, em se tratando de acesso à informação, muito ainda há que ser feito para se construir uma memória histórica sobre a ditadura instalada no Brasil de 1964. João Pessoa é uma das primeiras capitais a ter a Comissão Municipal da Verdade.

%d blogueiros gostam disto: