Menu

Intercâmbio com outras Comissões

16/04/2015 - Notícias
Intercâmbio com outras Comissões

A Comissão da Verdade de João Pessoa – CMV/JP participou de reuniões com outros órgãos responsáveis pelo resgate da memória e da verdade, com o objetivo de conhecer práticas e socializar experiências no trabalho de reconstituição dos fatos históricos relacionados às violações dos direitos humanos durante o regime militar instalado em 1964.
O professor Éder Dantas, Secretário da Transparência Pública e colaborador da CMV, em visita à capital paulista, se reuniu com a professora Teresa Lajolo, presidenta da Comissão Municipal da Verdade. Na ocasião, conversaram sobre as ações desenvolvidas por ambas as comissões. Teresa Lajolo destacou as investigações relacionadas às ossadas no Cemitério de Perus. Lá foram encontradas 1.049 caixas de ossos, descobertas em uma vala clandestina em 1990. Inimigos do regime militar brasileiro foram enterrados no local como indigentes. A identificação das ossadas prossegue em estudos feitos por universidades. A Comissão tem procurado identificar também o envolvimento de servidores públicos na situação.
Ainda na capital paulista, ele se reuniu com Rogério Sottilli, Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, debatendo as ações voltadas aos direitos humanos desenvolvidas, especialmente nas escolas municipais. Logo após, ocorreu uma visita à Coordenação de Direito à Memória e a Verdade, ligada à prefeitura, aonde foram apresentados projetos voltados ao resgate dos grupos sociais e políticos que defenderam trabalhadores e outros segmentos oprimidos na sociedade, a exemplo do “Ruas da Memória”.
Representando a CMV, Éder Dantas também esteve em Salvador/BA, quando visitou a Comissão Estadual da Verdade, presidida pelo professor Joviniano Neto, e que funciona na sede do grupo “Tortura Nunca Mais”. Na ocasião, o professor baiano falou sobre os mortos e desaparecidos durante a ditadura militar naquele estado e os trabalhos desenvolvidos pela comissão, no sentido de apurar os atos de atentado aos direitos humanos, seus envolvidos e os locais aonde aconteceram.

%d blogueiros gostam disto: