Menu

Conheça um pouco do perfil dos membros da Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa.

Maria de Nazaré Tavares Zenaide

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela UFPB (1980),Mestrado em Serviço Social, área de concentração em Política Social – UFPB (1986) e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2010), área de concentração em Política e Práticas Educativas. Especialista em Saúde Pública, em Análise Sócio-Institucional do Serviço Social e em Psicologia Social. Atualmente é professora Adjunto I vinculada ao Departamento de Serviço Social da UFPB, é membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, onde coordena o Grupo de Trabalho Cultura e Educação em Direitos Humanos. Membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos desde 2003, onde atualmente exerce o cargo de vice-coordenadora. Ex-coordenadora Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidencia da República (2004-2007) quando coordenou a Consulta Nacional para a elaboração do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Participou da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, atualmente é membro da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia. Campos de atuação: Psicologia Social. Violência e Direitos Humanos. Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. Direitos Humanos e Políticas Educacionais. Direitos Humanos e Educação Não-Formal. Currículo e Direitos Humanos na Educação Básica, Educação Superior e Educação dos Profissionais de Justiça e Segurança. Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos.

Marlene Almeida

Nasceu em Bananeiras, Paraíba, Brasil, em 1942. Artista plástica, é formada em filosofia pela Universidade Federal da Paraíba onde também fez os cursos de Desenho, Pintura e Escultura, na coordenação de extensão.
Participou de movimentos políticos e culturais do início da década de 1960. Além da produção de suas obras, dedicou-se à pesquisa de materiais artísticos. Na década de 1970, realizou uma pesquisa sobre pigmentos e aglutinantes, e ministrou cursos e palestras sobre pintura e manufatura de tintas naturais em quase todos os estados brasileiros e em países como Cuba e Alemanha. Utiliza até hoje esses materiais em suas obras. Em 1974, fundou o Centro de Artes Visuais Tambiá, onde, durante 10 anos, coordenou e participou de exposições e intercâmbios internacionais, com destaque para os trabalhos realizados com a Alemanha. Mantém atelier, com uma produção intensa.
Participou do Centro Cultural Olga Benário Prestes, na década de 1980, e, em 1992, foi uma das fundadoras da Associação Cultural José Marti, onde ainda milita. Pertence ao Comitê Paraibano Memória Verdade e Justiça.

Monique Cittadino

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba (1990), graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associado I da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: paraíba – história política, brasil – história política, direitos humanos, paraíba – regime militar e brasil – regime militar.

Rodrigo Freire de Carvalho e Silva

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Ciências Sociais – Estudos Comparados das Américas pela Universidade de Brasília (2009), com doutorado-sanduíche junto à Universidad de Chile, em Santiago. Atualmente é Professor Adjunto de Ciência Política no Departamento de Ciências Sociais, Vice-Diretor do CCHLA da Universidade Federal da Paraíba e líder do Grupo de Pesquisa “Instituições Políticas e Democracia”. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH / UFPB) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA / UFPB) Foi diretor-presidente da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur. É membro da Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa – PB. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfases em: Democracia, Partidos Políticos e Eleições; História da Esquerda; Direitos Humanos, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

Equipe de Apoio
Alexandre Guedes Assessor Jurídico
Marinalva Clementino Secretária Executiva
Lilian Barbosa Estagiária
David Coelho Guedes Suporte Técnico
Colaboradores(as)
Ingra Oliveira
Marcelo Nascimento
Felipe Coutinho
Éder Dantas